ORPHEUS

(2023)

NOMEAÇÕES

Eleito um dos melhores espectáculos do ano de 2017 pelo jornal Expresso e revista Time Out

Nomeado como Melhor Espectáculo de 2017 pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores

ONDE E QUANDO

Lisboa (PT)
Museu da Marioneta
13 a 21 de Maio de 2023

Montijo (PT)
Casa da Música Jorge Peixinho
1 e 3 de Junho de 2023

 

Este é o terceiro espectáculo de uma tetralogia para a infância que o Teatro da Cidade tem vindo a desenvolver desde 2018, dirigido por Nídia Roque, e que tem como ponto de partida a obra Metamorfoses do escritor romano Ovídio.

ORPHEUS conta-nos a estória de um jovem que, ao ouvir um som misterioso, decide ir à procura da sua origem. Nesse gesto, que se torna uma viagem, o seu corpo transforma-se em Orfeu, o mito.
Confrontado com duas identidades – a sua e a da personagem que agora o habita – surpreende-se com o poder de encantar todas as coisas animadas e inanimadas, acalmar os mares, os animais ferozes, encantar rochas e árvores, graças à sua música. Descobre também que é dentro de si que nasce essa melodia.
Na procura da sua identidade, embarca na expedição de Orfeu: entrar no Reino das Sombras em busca de Eurídice, para a trazer de volta ao reino dos vivos. Neste percurso, vai confrontar-se com uma das missões mais difíceis para o ser humano: confiar no desconhecido.

Uma coprodução Teatro da Cidade e Museu da Marioneta, no âmbito do Plano Nacional das Artes, para a Bienal Cultura e Educação 2023.

FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA

Texto e Encenação: Nídia Roque
Interpretação: Bernardo Souto (Ator) e Bruna de Moura (Música)
Cenografia, stop motion e adereços: Filipa Camacho
Desenho de luz: Rui Seabra
Adereços: Alunos da turma do 4º B da Escola E.B. 1 nº72, com o apoio do Serviço Educativo do Museu da Marioneta e equipa do Teatro da Cidade.

Figurinos: Nídia Roque
Produção: Teatro da Cidade
Coprodução: Museu da Marioneta
Fotografia de Cena: José Frade
Agradecimentos:
Elsa Almeida, João Reixa, João Simões, Jorge Bandeira, Guilherme Gomes, André Rosa, Rita Baleia, Rafael Alexandre, Mariana Martins.

FOLHA DE SALA

Topografia é o segundo espectáculo do Teatro da Cidade. Depois de Os Justos, de Albert Camus, decidimo-nos a um novo desafio: a criação colectiva original de um espectáculo que se debruça sobre o conceito de comunidade.
O teatro obriga-nos a experienciar este conceito, e quanto mais colectivo é o processo, mais nos confrontamos com a experiência de saber estar em comunidade. Quando decidimos ser “criadores colectivos” – palavras que, juntas, já por si se tornam paradoxais – abdicamos, em grande parte, da nossa individualidade para que de alguma forma a possamos testar ao mesmo tempo.
Saber que aos grupos de teatro se chama companhia é algo que diz bastante sobre a natureza do que se faz em palco. E, assim, a palavra companhia é cara ao conceito de Comunidade. O teatro é, ou pode ser, lugar para contrariar o que no mundo se vai vivendo:

se os dias correm mais depressa, no teatro a espessura do tempo, como nas ruínas, segura-nos; se nos tornamos individualistas na vida quotidiana, no teatro estamos inevitavelmente juntos.
Sobre Topografia pode dizer-se, sem querer entrar em autodefinições, que nasce da nossa cabeça, pode ser espelho destas pessoas, e assim há-de funcionar mais como espectáculo sobre a comunidade que é o Teatro da Cidade do que sobre outra comunidade qualquer. No entanto é sobre o mundo que queremos reflectir e para isso usamos referências e criamos situações que nada têm de nós.
Não há forma de reflectir inteiramente sobre um conceito tão vasto como Comunidade – algo que aprendemos com Os Justos e a Justiça – reflectimos sobre parte disso; e se nos propomos a pensar não encontraremos resposta: estamos, apenas, a iniciar um período de atenção em relação ao tema.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google